segunda-feira, 2 de março de 2009

Slumdog Millionaire: uma pequena opinião!

À luz da recente vitória esmagadora de "Slumdog millionaire", finalmente consegui ir ver o filme ao cinema. Aqui vai a minha opinião sobre o filme do ano.

O filme começa no inicio do programa Quem quer ser milionário?, versão indiano, e o concorrente Jamal Malik (actor Dev Patel), um jovem de 18 anos pobre, está à beira de ganhar 20 milhões de rupias. É então que descobrimos que antes disso, Jamal foi suspeito de burla pela polícia e todo o filme passa a ser o relato da sua vida e como foi capaz de responder às perguntas que lhe foram aparecendo no programa. A vida de Jamal irá sobretudo centrar-se na sua relação com o seu irmão Salim e a jovem Latika (actriz Freida Pinto), por quem tem uma enorme paixão.
Baseado no livro do indiano Vikas Swarup, um filme ter como base um programa de televisão pode não dar resultado, mas o concurso acaba por ser secundário, onde passamos a maior parte da trama nas terras da India e a ver a vida de Jamal. Ao longo do filme, Jamal vai explicado à polícia como sabia as respostas a algumas perguntas, onde vemos os irmãos Malik a sobreviver na rua e da relação de Jamal com Latika. Desde de início, o espectador acaba por si a tentar adivinhar as perguntas à qual Jamal está a explicar como sabe (onde vimos que as mais fáceis para os indianos é a mais dificil para nós e as mais diciceis são para nós as mais fáceis. Pormenor engraçado). O filme acaba por ganhar um bom ritmo, onde a audiência acaba por simpatizar com Jamal, enquanto tenta juntar-se à mulher que ama desde criança. No final, a audiência acaba por ficar curiosa a saber se ele irá acertar na pergunta final ou não, desejando que Jamal ganhe o concurso.


Há que referir que esta produção é (quase) toda de Bollywood e acaba por nos surpreender em toda a dimensão do filme. As belas paisagens da India são belíssimas e acabamos por ver os dois lados do país (lado turístico e lado pobre), mas no todo, acabam por funcionar na perfeição. Já os actores também acabam por surpreender, em especial os dois princípais, que encarnam as personagens de maneira simpática e ingénua que acabamos por nos afeiçoar a elas. A banda-sonora é de alto nível, que completa o cenário indiano do filme e dá-nos um grande visual do país.

Com oito Oscares no bolso (um deles de melhor filme), mais quatro Globos de Ouro (igualmente de melhor filme), sete BAFTAs (Com, como é óbvio, o de melhor filme) e melhor elenco num filme (igual a melhor filme) nos prémios SAG (prémios dos actores para os actores), "Slumdog millionaire" é um muto bom filme e o facto dos actores não serem conhecidos, ajuda bastante a absorver o trabalho final, aceitando e entendendo como é que o filme indiano arrasou com os prémios de cinema deste ano. A não perder!

Sem comentários: