sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

MERLIN ; uma pequena opinião!

A meio do ano, já várias séries completaram as suas temporadas (entre 12 a 13 episódios), enquanto outras continuam até a meio do ano (entre 22 a 25 episódios). No final de cada temporada, tentarei farei uma breve análise de algumas séries, sem desvendar os seus finais. Iniciarei esta opinião com uma das séries de fantasia que se estrearam este ano: falo de Merlin.


A nova série da BBC estreou-se a 20 de Setembro de 2008 e finalizou a sua 1ª temporada a 13 de Dezembro de 2008, com um total de 13 episódios. A série relata a chegada de Merlin, um jovem com poderes mágicos, a Camelot sob o reinado de Uther Pendragon, que tem um ódio gigante contra o uso de magia e quem for apanhado a usar, é punido com pena de morte. Merlin fica aos cuidados de Gaius, o cientista da corte, que descobre que o jovem possuí poderes, mas decide não relatar a Uther. Através do último dragão vivo, preso por debaixo de Camelot, Merlin está destinado a estar ao lado do filho de Uther, Artur, quando este for rei, onde a magia poderá regressar ao mundo.

É com esta permissa que se inicia a história. Merlin acaba por se tornar criado pessoal de Artur, um jovem príncipe teimoso, arrogante e imprudente, mas bondoso e benevolente. Merlin acaba por se tornar amigo de Guinevere, a serva pessoal e grande amiga de Morgana, filha do melhor amigo de Uther e uma vidente, capaz de ver possíveis futuros nos seus sonhos. Ao longo da série, vários incidentes irão abater-se sobre Camelot, onde a maioria involve magia, onde Merlin tenta resolve-los sem revelar o seu segredo e proteger Artur ao mesmo tempo. O jovem mago conta com o apoio de Gaius e dos conselhos do dragão para resolver a maioria dos casos.


É assim que se inicia esta série e podemos ver desde já algumas semelhanças com um série já conhecida. Falo de "Smallville". A primeira semelhança é o facto da história relatar o caminho de Merlin e de Artur até aos tempos que já estamos familiarizados ("Smallville" relata a história da juventude de Clark até chegar a altura de vestir o uniforme com o grande "S"). A relação entre Merlin e Artur é também muitas vezes posta em causa ao longo da série, passando de uma relação de mestre/criado para amigos de confiança. Através do último dragão, Merlin vai descobrindo segredos do mundo da magia e também recorre para ajuda-lo, muitas vezes sobre uma forma de o ajudar a salvar Artur. Merlin também vai descobrindo os motivos do dragão para que Artur suba ao trono o mais depressa possivel e na maioria dos casos, Merlin discorda com as atitudes deste (semelhança com "Smallville": relação Clark/Jor-El).

Uma das melhores personagens da série é Uther Pendragon, um rei que demonstra ser frio e por vezes cruel, mas com grande preocupação com os seus súbditos e amigos. Uther tem grande confiança em Gaius, onde este conheçe todos os segredos do seu soberano, mas demonstra grande lealdade e amizade. Outra personagem é Morgana, que possuie uma grande amizade com Guinevere e a única que se opõe a Uther, levando por vezes a diversas discusões com este. Já Guinevere demonstra ser uma pessoa amigável e com uma personalidade aberta, mas por vezes contraria Artur (que de acordo com as lendas, ela será a sua esposa). A completar o leque, a grande vilã da primeira temporada, a feiticeira Nimueh, que possuie um ódio gigante a Uther e quer ver Camelot destruida.

Tirando alguns defeitos, Merlin acaba por ser inovadora, com cenários fiéis e muito bem conseguidos. Alguns efeitos especiais parecem ter sido feitos "à pressa", mas são bastante credíveis e deslumbrantes. O uso da mitologia Arturiana é bem utilizada, tirando certos detalhes, mas acabam por ser indiferentes. Cada episódio centra-se à volta de uma história baseada nesses mitos e são sempre resolvidas no final de cada episódio. O crescimento de Merlin e das personagens ao longo da temporada é bastante positiva e interessante, mostrando que elas vão-se parecendo com os mitos populares dos temas.

Com uma média de 6,32 milhões de espectadores, Merlin acaba por ser uma série bastante interessante, com algumas falhas, mas que podem ser ignoradas, entretendo o espectador, e uma boa mudança nas séries dos dias que correm. Uma segunda temporada já foi encomendada, devendo ter mais 13 episódios, onde veremos se consegue durar por algum tempo.

O melhor: Poucas séries de fantástico; visão diferente e inovadora sobre o mito de Camelot; Anthony Head (actor que interpreta Uther).

O pior: Várias semelhanças a "Smallville"; só 13 episódios; alguns efeitos especiais.

Melhor episódio: 1X09 - "Excalibur"

Sem comentários: