sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O género que faltava!


Nestes últimos anos, temos tido todo o tipo e géneros de séries, desde de policiais até de medecina. As repetições e semelhanças que partilham começam a sobressair, levando a que as estações cancelem as séries, ao fim de 9, 13 episódios (casos como "Woman´s murder club" e "Cashmere Mafia") e outras que só duram 2 temporadas ( "Shark", "Lipstick Jungle"...). Este ano, nos USA e en Inglaterra, foram lançadas duas séries de um género que já não se via desde "Hercules" e "Xena". O fantástico regressou com as séries "Merlin" e "Legend of the seeker".



Em Inglaterra, a BBC One lançou a série "Merlin", relatando a vida do feiticeiro mais famoso e da sua relação com o príncipe Artur. Vários elementos são próximos dos mitos de Camelot, mas a série também se desvia um pouco deles, sendo a mais óbvia diferença o facto de Artur e Merlin são quase da mesma idade (nos mitos, Merlin é mais velho). Várias personagens dos mitos de Artur aparecem e algumas foram do contexto a que estamos habituados a ver nos mitos de Artur (Guinevere é a criada de Morgana; Lancelot é um povinho; Morgana e Guinevere são bastante amigas...).

A primeira temporada é composta por 13 episódios que passaram na televisão do 20 de Setembro até 13 de Dezembro, tendo uma audiência média de 6.32 milhões no Reino Unido. A segunda temporada já foi encomendada e deverá ter mais 13 episódios.


Falando da segunda série, "Legend of the seeker" é a que promete mais. A série americana é filmada na Nova Zelândia, terra favorita para este gênero de filmes e séries ( "Lord of the rings", "Narnia: Prince Caspien"...). É baseados nos bestsellers de Terry Goodkind "The sword of truth" e a primeira temporada é baseada no primeiro volume "Wizard´s first rule" ( a colecção é composta por 11 livros).

A história centra-se em Richard Cypher, um lenhador que foi destinado a ser um seeker (uma espécie de héroi que busca e destrói o mal), mas ignora esse facto. Após a conhecer uma dama misteriosa ( a confessor Kalhan Amnell, uma feiticeira com a habilidade de poder controlar as pessoas), que veio em busca do seeker para poder derrotar o imperador da sua terra, Rahl. Richard será ensinado pelo o feiticeiro Zedd e os três iniciam uma jornada para concretizar uma profecia, que dita a derrotar de Rahl às mãos do seeker.

A série é produzida pelos productores que trouxeram Xena e Hércules ( ambas com 6 temporadas), e criada por Sam Raimi (realizador dos 3 filmes do "Spider-Man"). A série é distribuida por Sindicato doméstico, variando as horas de transmição de estado a estado, o que limita muito as audiências. Embora seja comparada muito com as suas antecessoras, "Legend of the seeker" está a conseguir atrair audiência para uma série de sindicato ( dois primeiro episódios somaram mais de 4,10 milhões de espectadores). A primeira temporada terá 22 episódios, com 7 já transmitidos (audiência de mais de 3,60 milhões de espectadores, mais que algumas séries transmitidas nos canais principais a horas exactas).

A ver se ambas as séries conseguem sobreviver nos dias que correm!

Sem comentários: